Levantamento populacional de insetos na cultura de trigo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.1987v8n1p14Palavras-chave:
Trigo, Levantamento populacional, Fungicida.Resumo
O trabalho foi desenvolvido na região agrícola de Londrina, durante a safra de 1985, com o objetivo de se efetuar um levantamento populacional de insetos na cultura do trigo e se verificar o efeito de fatores meteorológicos e do fungicida maneb sobre as populações de alguns deles. Um total de 27 espécies pertencentes a 5 ordens foram coletadas, sendo que a análise da flutuação populacional das espécies mostrou que: (1) as espécies das quais se coletou maior número de indivíduos foram (ordem decrescente): Diabrotica speciosa, Chrysopa sp, Eriopis connexa, Nabis capsiformis, Allograpta spp, Cycloneda sangüínea, Scymnus (Pullus) sp., Nezara viridula, Megalotomus sp, Hyperaspis festiva e Coitaria scenica; (2) 4 espécies mostraram que a ação do fungicida maneb pode ter causado uma diminuição em suas densidades populacionais: (3) 6 espécies mostraram correlação com temperatura e umidade relativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1987 Francisco Jorge Cividanes, Luiz Henrique Silvestre, Marcílio José Thomazini

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













