Pasteurelosi aviária 1. Pasteurella anatipestifer - descrição de um surto em aves
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.1990v11n1p39Palavras-chave:
Pasteurelose aviaria, Pasteurella anatipestifer.Resumo
É descrito um surto de Pasteurella anatipestifer em diferentes espécies de aves domésticas. Foi observado: alta morbidade e mortalidade; sintomas nervosos e diarréia; congestão do sistema nervoso central e serosite fibrinosa. Esfregaços de sangue periférico e de secreção traqueo-bronquica mostraram cocobacilos Gram negativos com coloração bipolar. O cultivo de sangue periférico em agar sangue galinha mostrou colônias características de cocobacilos Gram negativos com coloração bipolar. Os testes de motilidade e bioquímicos confirmaram a etiologia por P. anatipestifer. Teste in vitro com amicacina, estreptomicina, penicilina B, geniamicina, cloranfenicol, sulfazotrim, furaltadone, lincomicina mostraram sensíveis, enquanto a tetraciclina, neomicina e sulfametroprim, resistência. A oxitetraciclina em água de bebida, auxiliou o controle deste surto. Os dados clínicos, anatomopatológicos, epidemiológicos, isolamento e identificação, diagnóstico diferencial e métodos terapêuticos são discutidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1990 Ivens Gomes Guimarães, Maurílio Almeida Pimentel, Luciano Doretto Junior, Hene Yussef Tendold Fayad

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













