Distribuição espacial e características dos solos do campus da Universidade Estadual de Londrina, PR
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.1991v12n1p25Palavras-chave:
Cartografia de solos, Sistemas pedológicos, Micromorfologia.Resumo
São apresentados neste trabalho o mapa pedalógico do campus da UEL, além de resultados iniciais obtidos com a utilização de técnicas como a microscopia eletrônica, uso de lâminas delgadas e análise estrutural de solos. No campus ocorrem cinco unidades distintas de solos: Latossolo Roxo Distrófico, Terra Roxa Estruturada Latossolizada Eutrófica, Terra Roxa Estruturada Eutrófico. Litólico Eutrófico e Hidromórfico Epieutrófico, assim definidas segundo a Classificação Brasileira de Solos. O modelo de sistema pedológico foi aplicado à área, permitindo inferências com relação aos processos de pedogénese, assim como fornecendo subsídios para o manejo dos solos do campus. Este manejo deve ser racional e cuidadoso, já que o estudo de lâminas delgadas mostrou como o cultivo pode alterar as condições de estruturação natural do solo. Essa organização da estrutura se inicia com o arranjo dos minerais de argila, revelados em sua forma e características pela observação em microscopia eletrônica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1991 Geraldo César Rocha, Omar Neto Fernandes Barros, Maria de Fátima Guimarães

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













