Plano de desenvolvimento agrícola: a experiência de Pitangueiras, Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n4Sup1p1219Palavras-chave:
Política Pública, Desenvolvimento Rural, Política MunicipalResumo
A partir de 1990 o conceito de desenvolvimento passou a considerar além dos aspectos econômicos os sociais e ambientais. Diante deste enfoque os municípios do Paraná passaram a elaborar seu plano de desenvolvimento com assessoria da Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER-PR). O município de Pitangueiras, objeto deste estudo, elaborou seu plano de desenvolvimento agrícola (PDA) no ano de 1994. O objetivo deste relato é apresentar o processo de elaboração e implantação do plano de desenvolvimento agrícola (PDA) do município de Pitangueiras, Paraná e com isto subsidiar outros trabalhos de desenvolvimento agrícola. Para o desenvolvimento deste estudo foram realizadas pesquisas documentais nos arquivos da Emater-PR e Prefeitura Municipal de Pitangueiras e entrevistas com informantes chaves. O PDR de Pitangueiras promoveu um aumento do valor bruto da produção (VBP) e estimulou a mudança de sistema de produção que era baseado no cultivo do algodão e pastagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Marli Candalaft Alcantara Parra Peres, Ricardo Ralisch, Cristovon Videira Ripol

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













