Altura de pastejo de aveia e azevém e qualidade física de um Latossolo Vermelho distroférrico sob integração lavoura-pecuária
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n4Sup1p1009Palavras-chave:
Densidade do solo, Compactação do solo, Porosidade totalResumo
A intensidade do pisoteio dos animais durante o pastejo das forrageiras pode comprometer a qualidade física do solo no sistema de integração lavoura-pecuária. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da altura de pastejo de aveia e azevém na qualidade física do solo sob integração lavoura-pecuária. O experimento foi implantado em 2002, no município de Campo Mourão (PR), em um Latossolo Vermelho distroférrico textura muito argilosa, com a semeadura direta de soja no verão e de aveia e azevém no inverno. Foram avaliados os tratamentos de alturas de pastejo de aveia e azevém mantidos a 7, 14, 21 e 28cm, comparados a um tratamento testemunha sem pastejo de aveia e azevém. Em novembro de 2005, foram coletadas amostras indeformadas de solo nas camadas de 0-7,5 e 7,5-15cm de profundidade. Determinaram-se 10 indicadores de qualidade física do solo. Para manter a qualidade física de um Latossolo Vermelho distroférrico textura muito argilosa, na profundidade de 0-15 cm, sob pastejo da aveia e azevém no inverno, a altura de pastejo deve ser mantida a 21cm
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Leonardo Pim Petean, Cássio Antonio Tormena, Jonez Fidalski, Sérgio José Alves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













