Efeito do uso do feijão guandu cru moído (Cajanus cajan (L.) Millsp) sobre o desempenho de poedeiras comerciais
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.1995v16n1p115Palavras-chave:
Feijão guandu cru, Ovos, Poedeiras, Rações.Resumo
Foi realizado um experimento na Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil, com o objetivo de avaliar a utilização de feijão guandu cru moído (FGCM) na alimentação de poedeiras. Foram utilizadas 240 poedeiras com 33 semanas de idade, em um experimento em blocos casualizados, com 5 tratamentos e 4 blocos por tratamento, sendo as unidades experimentais constituídas por 12 aves. Os tratamentos foram 4 rações experimentais contendo 10%(T1), 20%(T2), 30%(T3) e 40%(T4) de FGCM e uma ração testemunha (TO) à base de milho e farelo de soja. As rações foram balanceadas para conter 14,50% de PB e 2900 Kcal de EM/Kg. As características número de ovos (NO), peso médio dos ovos (PMO), massa de ovos (MO), consumo de ração (CR) e eficiência alimentar (EAD=massa de ovos/consumo de ração; EAI=massa de ovos/peso corporal médio e EAIU=massa de ovos/Unidade de Tamanho Metabólico), foram avaliadas durante um período experimental de 8 semanas. Foi observado efeito quadrático dos tratamentos (P<0,01) sobre NO, MO, EAD, EAI e EAIU, com melhores médias de eficiência para o T1. PMO e CR não foram afetados significativamente (P>0,05) pelas diferenças entre tratamentos. Os resultados sugerem que FGCM pode ser usado até o nível de 10% da ração.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1995 Nilva Aparecida Nicolao Fonseca, Ivone Yurika Mizubuti, João Waine Pinheiro, Carlos Armênio Khatounian, Alessandra Laffranchi, Roberto Yutaka Sato, André Ostrensky, George Daniellides

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













