Fluxo de escoamento de um sistema de infusão intravenosa de soluções eletrolíticas para grandes animais
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n4p915Palavras-chave:
Hidratação, Desidratação, ChoqueResumo
Em medicina veterinária a administração intravenosa de fluidos é amplamente utilizada. Essa prática necessita de um sistema que, constituído basicamente por um recipiente contendo a solução a ser administrada e um equipo que transfere a solução do recipiente ao paciente, garanta uma administração segura e estéril. Uma vez desenvolvido o sistema, taxas de escoamento devem ser determinadas a fim de se assegurar as quantidades de fluidos a serem administradas por unidade de tempo em situações clínicas reais. O presente trabalho objetivou a determinação do fluxo de escoamento de água em um sistema de infusão intravenosa idealizado para grandes animais com o regulador de fluxo totalmente aberto. A taxa de escoamento obtida foi igual a 7,32 l/h.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.