Alteração nos atributos químicos de um Latossolo Amarelo pela calagem superficial em área sob cultivo de manga
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n4p753Palavras-chave:
Acidez. Ph, Doses de calcário, Mangifera indica L.Resumo
O presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito de diferentes doses de calcário, aplicadas na superfície do solo sobre a acidez e os teores de Ca2+ e Mg2+ em diferentes profundidades, cultivado com manga. O experimento foi conduzido em pomar localizado município de Teresina, PI, em campo experimental da Escola Família Agrícola do Soinho. O delineamento experimental empregado foi o inteiramente casualizado com quatro tratamentos, doses de calcário de 0; 0,5; 1,0 e 2,0 Mg ha-1, e quatro repetições totalizando 16 parcelas de 80 m2 cada. As amostragens foram realizadas aos quatro, oito e dezesseis meses após a aplicação do calcário. Em cada parcela foram retiradas quatro amostras simples para formar uma amostra composta nas profundidades (0,00 - 0,05; 0,05 - 0,10; 0,10 - 0,15 e 0,15 - 0,20 m). Os resultados obtidos foram submetidos à análise de variância e de regressão, de acordo com os procedimentos do software SAS. O efeito da aplicação de calcário em superfície sobre o pH, Al3+, H+ + Al3+ e teor de Mg2+ foi restrito à camada superficial do solo e, mostrou se intensificar com o tempo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Fernando Silva Araújo, Adeodato Ari Cavalcante Salviano, Aluizio Duarte Coelho Filho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













