Sistema radicular de cana-ce-açúcar submetida a doses de gesso, calcário e vinhaça
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2000v21n1p71Palavras-chave:
Saccharum spp, Subproduto, Manejo do solo, Raízes, Resíduos.Resumo
1 PROBLEMACom o objetivo do avaliar o sistema radicular de cana-de-açúcar, variedade IAC58-480, submetida a doses de gesso e calcário, com e sem aplicação de vinhaça, foi conduzido ensaio em Terra Roxa Estruturada distrófica. Utilizou-se o delineamento experimental de blocos ao acaso, com quatro tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos utilizados, foram: ensaio A: T1 = 1,2tha-1 de calcário, T2-0,6 tha-1 de calcário + 2,4 tha-1 de gesso, T3 = 9,6tha-1 de gesso e T4= testemunha; todos receberam 45 m3 ha-1 de vinhaça. No ensaio B, foram utilizados os mesmos tratamentos com exceção da vinhaça. A metodologia para avaliação das raízes foi a da parede do perfil. Os resultados mostraram que a aplicação de vinhaça melhorou o sistema radicular em superfície no ensaio A, e em profundidade, no ensaio B (sem vinhaça). As camadas superficiais tenderam à semelhança na distribuição do sistema radicular nos dois ensaios em todos os tratamentos, observando-se diferença após a profundidade de 30-50cm.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2000 Cristiane de Conti Medina, Roberto Armando Hartmann Robaina Robaina Júnior, Carmen Silvia Vieira J. Neves, Oswaldo Brinholi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













