Envelhecimento acelerado e ocorrência de fungos em duas cultivares de soja
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n1p165Palavras-chave:
Glycine Max, Armazenamento, Germinação, Sanidade.Resumo
O objetivo dessa pesquisa foi verificar o controle de patógenos em sementes de duas cultivares de soja, pelo teste de envelhecimento acelerado. O experimento foi realizado nos laboratórios de Sementes do Departamento de Produção Vegetal e no de Patologia de Sementes do Departamento de Entomologia, Fitopatologia e Zoologia Agrícola da USP-ESALQ, em Piracicaba, SP. Utilizaram-se sementes de duas cultivares de soja (Embrapa 48 e FTS Águia). As sementes foram colhidas, manual e mecanicamente, com 18%, 15% e 12% de água e avaliadas, após a colheita quanto ao teor de água. Após a secagem, a qualidade das sementes foi determinada pelos testes de germinação, emergência da plântula, envelhecimento acelerado e sanidade. Houve redução da incidência de patógenos nas sementes de soja, das cultivares Embrapa 48 e FTS Águia, em função das condições de umidade relativa e temperatura do ar que são utilizadas no teste de envelhecimento acelerado, especialmente para as sementes da cultivar FTS Águia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Tereza Cristina de Carvalho, Ana Dionisia da Luz Coelho Novembre, Maria Heloisa Duarte de Moraes, Bruna Gagliardi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













