Flutuação populacional de cigarrinhas-das-pastagens na Região Oeste do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n4Sup1p1291Palavras-chave:
Cercopídeos, Radiação solar diária, Dinâmica populacional, Cynodon dactylon, Rhynchospora sp.Resumo
As cigarrinha-das-pastagens são consideradas as mais importantes pragas em pastagens tropicais. Os danos ocasionados por estes insetos diminuem a produção das pastagens. O objetivo deste trabalho foi estudar a flutuação populacional de Notozulia entreriana, no período de junho de 2007 a junho de 2008, e a correlação com os fatores meteorológicos/ambientais (precipitação pluviométrica, temperatura, radiação solar diária e altura da pastagem). Para tanto, amostraram-se três áreas de pastagem no município de Marechal Cândido Rondon-PR. Foram realizadas amostragens de adultos e ninfas. Também se determinaram quais as espécies de cigarrinhas-das-pastagens (Hemiptera: Cercopidae) ocorrem na região oeste do Estado do Paraná. A flutuação populacional de N. entreriana apresentou quatro picos durante o período favorável de desenvolvimento - primavera/verão. A radiação solar diária apresentou maior correlação com a dinâmica populacional. Por outro lado, precipitação pluviométrica, temperatura e altura da pastagem apresentaram pouca correlação com a dinâmica populacional. A espécie que ocorreu com maior abundância foi N. entreriana, representando 88,4% do total de insetos coletados na região oeste do Paraná.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Tiago Rodrigo Lohmann, Vanda Pietrowski, Dayanne Fabrício Bressan

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













