Fontes de zinco aplicado em sementes de sorgo cv. BRS 310 e o crescimento inicial
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2007v28n3p355Palavras-chave:
Sorghum bicolor, Zn, Adubação, Absorção.Resumo
A aplicação de zinco em sementes de sorgo poderá afetar a nutrição e o crescimento inicial das plantas. Assim, objetivou avaliar a aplicação de zinco na forma de sulfato e de óxido sobre a nutrição e o crescimento inicial da planta do sorgo cv. BRS 310. Os tratamentos foram constituídos de cinco doses 0; 14,3; 28,6; 57,2 e 114,4 g kg-1 de semente e de duas fontes de zinco, o sulfato (22% de Zn) e o óxido (50% de Zn). Cada unidade experimental constituída de bandeja de polietileno translúcido preenchida com 5 L de areia grossa lavada, com 50 sementes do sorgo cv. BRS 310. Aos 25 dias após a semeadura, efetuouse o corte das plantas, avaliou-se a massa seca da parte aérea e das raízes e determinou-se o teor e o acúmulo de Zn nas plantas. A aplicação de zinco na forma de óxido promoveu maior incremento de matéria seca em plantas de sorgo e proporcionou maior eficiência de utilização do micronutriente, embora, com menor eficiência de absorção, quando comparado a fonte sulfato. A fonte sulfato causou diminuição na produção da massa seca do sorgo. As fontes promoveram alteração na absorção de outros nutrientes pelas plantas de sorgo, sendo que a fonte sulfato incrementou a absorção de P, Ca, S e Mn e a fonte óxido maior absorção de K, Mg, Cu e Fe.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.