Desempenho de bovinos de corte em pastagem de azevém (Lolium Multiflorum) com ou sem suplementação energética
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n3p723Palavras-chave:
Ganho de peso, Inverno, Milho, Novilhos.Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho de novilhos de corte sob pastejo em azevém (Lolium multiflorum) com ou sem suplementação energética (milho triturado) e analisar a viabilidade econômica dessa suplementação. Foram utilizados machos não-castrados Simental PO, com idade média de 22 meses e peso inicial médio de 394,8 kg. Foram utilizados dois piquetes de azevém, com taxa de lotação de 1,36 UA/ha. O suplemento energético era composto por 100% de milho triturado. O ganho médio diário (GMD) para os novilhos suplementados foi superior (1,68 kg/dia) ao GMD dos novilhos não suplementados (1,36 kg/dia). Obteve-se um kg de carcaça para cada 5,55 kg de suplemento utilizado. A suplementação energética foi viável para a cotação da arroba à R$ 53,00 e do suplemento energético (milho) à R$ 250,00/tonelada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Christopher Hellbrugge, Fernanda Barros Moreira, Ivone Yurika Mizubuti, Ivanor Nunes do Prado, Bruna Parapinski dos Santos, Eder Pereira Pimenta

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













