Caracterização de propriedades edáficas em áreas sob manejo orgânico e natural na região serrana do Estado do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n3p515Palavras-chave:
Agricultura orgânica, Agricultura natural, Olericultura.Resumo
Foram estudadas duas propriedades rurais em Nova Friburgo, RJ, com sistemas alternativos de produção, manejo orgânico e manejo natural do solo. O manejo natural difere do orgânico por não utilizar rotação de culturas e adubação orgânica com dejetos animais. As propriedades rurais apresentam classes de solos distintas, não sendo possível haver uma comparação entre os sistemas de manejo. O estudo teve como objetivo, avaliar o grau de modificação das propriedades edáficas em áreas submetidas aos manejos orgânico e natural. Em cada área foram coletadas amostras de terra sob áreas de cultivo e testemunha. No manejo natural, a testemunha foi uma área em pousio. No manejo orgânico, a testemunha foi uma área de floresta secundária. Os resultados mostraram que os teores de Ca, Ca + Mg, P e pH na área sob manejo natural, foram mais altos e estatisticamente significativos sob cultivo, quando comparados à área testemunha. Para o conteúdo de H + Al, os maiores valores ocorrem na área testemunha, em relação à área de cultivo. No sistema de manejo orgânico foram verificados maiores valores de Ca, Ca + Mg, Na, K e P na área sob cultivo, em todas as profundidades. No entanto, para H + Al e NO3 -, os maiores valores foram encontrados na área testemunha. Observou-se uma deterioração das propriedades físicas do solo (DMP e Ds) na área sob manejo natural. Em relação ao manejo orgânico, este beneficiou essas propriedades. As variáveis selecionadas e avaliadas por meio da análise de componentes principais serviu para discriminar as formas de manejo estudadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Sirgiane Vianna Cardozo, Marcos Gervasio Pereira, Alexandre Ravelli, Arcângelo Loss

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













