Adubação fosfatada e potássica na semeadura e a lanço antecipada na cultura da soja cultivada em solo de Cerrado
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n4p769Palavras-chave:
Glycine max, Adubação antecipada, Fertilizantes, Fertilidade do solo.Resumo
O presente trabalho objetivou comparar o comportamento da cultura da soja adubada com fósforo e potássio em semeadura e a lanço antecipada. Para isso foi realizado um experimento em Latossolo Vermelho distroférrico. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso com 6 tratamentos e 4 repetições. Os tratamentos experimentais foram: 1) ausência de adubação; 2) P e K na semeadura; 3) P e K antecipada; 4) P antecipado e K na semeadura; 5) K antecipado e P na semeadura; 6) metade de P e K antecipada e a outra metade em semeadura. As variáveis analisadas foram: produtividade, número de grãos por vagem, número de vagens por planta e peso de 1000 grãos. Nas condições estudadas, não houve diferença entre a adubação fosfatada e potássica em semeadura e a lanço antecipada para a cultura da soja. Assim, sugere-se optar por aquela forma de aplicação de fertilizante que garanta o menor custo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Roni Fernandes Guareschi, Paulo Roberto Gazolla, Edson Luiz Souchie, Anisio Correa da Rocha Rocha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













