Colheita de líquido cefalorraquidiano em cães: modificação de técnica prévia
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n2p457Palavras-chave:
Cão, Sistema nervoso, Líquido.Resumo
Diferentemente das demais técnicas já descritas, que se baseiam em linhas imaginárias entre extremidades ou protuberâncias ósseas, o presente trabalho descreve uma modificação de técnica de colheita de líquido cefalorraquidiano (LCR) em cães, no espaço atlanto-occipital. A palpação das estruturas ósseas nessa articulação, juntamente com o direcionamento apoiado da agulha, facilita muito essa colheita, até mesmo para profissionais que não possuem experiência nesse tipo de procedimento. A técnica utilizada neste experimento possibilitou a obtenção de volumes adequados de amostras de LCR límpidas e incolores dos 50 cães sadios utilizados na primeira tentativa de colheita. Não houve contaminação com sangue durante o procedimento, o que possibilitou a interpretação adequada de parâmetros laboratoriais analisados rotineiramente em amostras de LCR.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Fernanda Gomes Velasque Gama, Fabrício Singaretti de Oliveira, Gregório Corrêa Guimarães, Paula Nunes Rosato, Áureo Evangelista Santana

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













