Monitoramento nutricional do trigo através do índice de balanço nutricional - DRIS
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2005v26n4p455Palavras-chave:
Adubação foliar, Intervenção nutricional, Produtividade, Deficiência.Resumo
Deficiências nutricionais na cultura do trigo causam sérios danos à produtividade e à qualidade. Freqüentemente a adubação é focada nos macronutrientes, não levando em consideração a necessidade dos micronutrientes no desenvolvimento da planta. Visando avaliar a intervenção nutricional pelo método do DRIS em uma cultura de trigo já instalada, conduziu-se um experimento de campo em Latossolo Vermelho, em Cândido Mota, SP. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com três tratamentos e quatro repetições. Todos os tratamentos receberam adubação de semeadura de 250 kg ha-1 de 08-20-20, o tratamento Regional recebeu mais 40 kg ha-1 de nitrogênio após 30 dias após emergência (dae) e o Monitorado, suplementação nutricional de acordo com as análises do DRIS a cada 30 dias. Aplicou-se no tratamento Monitorado cálcio e boro aos 30 dae, nitrogênio e boro aos 60 dae e fósforo e boro aos 90 dae. O tratamento Monitorado proporcionou aumento de 21,80 % na produção em relação à adubação Regional. A interferência nutricional na cultura através do DRIS proporcionou melhorias nutricionais, bem como aumento de produção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2005 Lucimara Aparecida Martins, Roberto Antunes Fioretto, Inês Cristina Batista Fonseca, Cristine E. Alvarenga Carneiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













