Avaliação da glicemia e da atividade sérica de aspartato aminotransferase, creatinoquinase, gama-glutamiltransferase e lactato desidrogenase em eqüinos puro sangue inglês (PSI) submetidos a exercícios de diferentes intensidades
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2005v26n2p211Palavras-chave:
Eqüino, PSI, Treinamento, Exercício bioquímicos.Resumo
O objetivo do presente estudo foi avaliar as alterações na bioquímica sérica em eqüinos PSI submetidos a exercícios de diferentes intensidades. Foram colhidas amostras de sangue de 60 eqüinos PSI, distribuídos nos seguintes grupos: 30 animais sendo 15 machos e 15 fêmeas, com idade de 24 a 36 meses, não submetidos a treinamento e após um período de 12 meses de treinamento e 30 eqüinos de 36 a 48 meses, em fase de treinamento, antes e após o trote . Dos animais de 36 a 48 meses foram selecionados 20 machos e 10 fêmeas e colhido sangue antes e após o galope. Determinou-se, por métodos colorimétricos, os valores da glicose plasmática e, por métodos cinéticos, as enzimas aspartato aminotransferase (AST), creatinoquinase (CK), lactato desidrogenase (LDH) e gama-glutamiltransferase (GGT). A análise estatística dos resultados comprovou a ocorrência de aumento significativo (p < 0,05) dos valores da glicose plasmática após o trote e galope para ambos os sexos. Para as enzimas CK e LDH ocorreram aumentos significantes (p < 0,05), porém, com diferenças entre os sexos. As alterações nos valores de AST e GGT não foram significativas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2005 Mara Regina Stipp Balarin, Raimundo Souza Lopes, Aguemi Kohayagawa, Cecília Braga Laposy, Joandes Henrique Fonteque

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













