Avaliação de fontes de nitrogênio e épocas de aplicação em cobertura para o cultivo do trigo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2005v26n2p141Palavras-chave:
Triticum aestivum L, Nitrogênio, Adubação, Nutrição de plantas.Resumo
O objetivo deste trabalho foi testar fontes de nitrogênio e épocas de aplicação em cobertura para a cultura do trigo na região de Mauá da Serra. Foi utilizado a cultivar de trigo CD-104 em sistema de semeadura direta, utilizando o espaçamento entre plantas de 0,17 m na densidade de 350 sementes por metro quadrado.Na adubação de base foi aplicado 400kgha-1 do adubo formulado 10-20-10. Os tratamentos se constituiram de 3 fontes de nitrogênio (Uréia, Sulfato de Amônio e Nitrato de Amônio), aplicados a lanço em 3 épocas (logo após a semeadura, no perfilhamento e no emborrachamento), totalizando 9 tratamentos. Cada parcela foi constituída por uma área de 4 m x 5 m sendo considerada como área útil as 5 linhas centrais. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso com 4 repetições. Os resultados demostraram não haver diferença no rendimento de grãos entre fontes nem entre as épocas de aplicação. Já nos aspectos relacionados à qualidade do grão, foi observado que a aplicação na época do emborrachamento da cultura, propiciou uma produção de grãos de melhor qualidade com maior peso e teor de proteína.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2005 Gilberto Takeo Yano, Hideaki W. Takahashi, Toshio S. Watanabe

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













