Avaliação de fontes de nitrogênio e épocas de aplicação em cobertura para o cultivo do trigo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2005v26n2p141Palavras-chave:
Triticum aestivum L, Nitrogênio, Adubação, Nutrição de plantas.Resumo
O objetivo deste trabalho foi testar fontes de nitrogênio e épocas de aplicação em cobertura para a cultura do trigo na região de Mauá da Serra. Foi utilizado a cultivar de trigo CD-104 em sistema de semeadura direta, utilizando o espaçamento entre plantas de 0,17 m na densidade de 350 sementes por metro quadrado.Na adubação de base foi aplicado 400kgha-1 do adubo formulado 10-20-10. Os tratamentos se constituiram de 3 fontes de nitrogênio (Uréia, Sulfato de Amônio e Nitrato de Amônio), aplicados a lanço em 3 épocas (logo após a semeadura, no perfilhamento e no emborrachamento), totalizando 9 tratamentos. Cada parcela foi constituída por uma área de 4 m x 5 m sendo considerada como área útil as 5 linhas centrais. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso com 4 repetições. Os resultados demostraram não haver diferença no rendimento de grãos entre fontes nem entre as épocas de aplicação. Já nos aspectos relacionados à qualidade do grão, foi observado que a aplicação na época do emborrachamento da cultura, propiciou uma produção de grãos de melhor qualidade com maior peso e teor de proteína.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.