Caracterização dos frutos de cultivares de atemóia produzidos no norte do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2003v24n2p311Palavras-chave:
Annona cherimola Mill x A. squamosa L. acidez titulável, Sólidos solúveis, Número de sementes.Resumo
A atemóia é um híbrido resultante do cruzamento entre a cherimóia (Annona cherimola Mill.) e a fruta do conde (A. squamosa L.). Sua produção tem tido interesse crescente no Brasil, mas existem poucos dados disponíveis sobre as características dos frutos produzidos. O objetivo do presente trabalho foi determinar características químicas e físicas dos frutos de quatro cultivares de atemóia para as condições do Norte do Paraná. As cultivares ‘PR-3’, ‘Gefner’, ‘Thompson’ e ‘African Pride’ apresentaram peso médio de 368, 275, 313 e 357 g e porcentagem de polpa de 58, 63, 46 e 51 %, respectivamente. O número médio de sementes por fruto variou de 23 a 38. A acidez titulável foi de 0,17 % (para ‘PR-3’) a 0,30 % (para ‘Thompson’) e o teor de sólidos solúveis foi de 16,4 oBrix (para ‘African Pride’) a 26,1 oBrix (para ‘Thompson’).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.