Distúrbios nutricionais e bioquímicos induzidos pelo chumbo em girassol (Helianthus annuus L.)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n3p1229Palavras-chave:
Chumbo, Helianthus annuus, Nutrição mineral, Metal pesado, Solutos orgânicos.Resumo
Objetivou-se com esse trabalho, avaliar os efeitos de doses crescentes de chumbo (Pb) na solução nutritiva sobre o crescimento e teores de macronutrientes e solutos orgânicos em plantas de Helianthus annuus, em casa de vegetação. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, com quatro repetições. A produção de massa seca não foi afetada até o tratamento de 0,6 mM indicando que o H. annuus é tolerante até esta concentração de Pb no meio de cultivo. As reduções nas massas secas das folhas, caule e raízes foram de 74, 84 e 85%, respectivamente. O estresse por Pb não reduziu os teores de nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K), indicando que a redução do crescimento induzida pelo Pb não pode ser atribuída às deficiências destes nutrientes. Por outro lado, o Pb reduziu significativamente os teores de cálcio (Ca) e magnésio (Mg) nas folhas, caule e raízes, o que pode, ao menos em parte, explicar a redução do crescimento induzida pelo Pb nas plantas de H. annuus. O Pb aumentou os teores de carboidratos solúveis, aminoácidos livres e prolina nas folhas e os de proteínas solúveis e de prolina nas raízes, evidenciando as alterações no metabolismo celular decorrentes do estresse. Os dados também sugerem que os teores de Ca e Mg podem ser utilizados como indicadores nutricionais e os de prolina como indicador bioquímico da toxidez por Pb em H. annuus.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.