Composição tecidual e crescimento alométrico dos tecidos dos cortes comerciais e da carcaça de cordeiros da raça Texel abatidos com diferentes pesos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n4p2123Palavras-chave:
Carne, Confinamento, Gordura, Músculo, Osso, Ovino.Resumo
Avaliou-se a composição tecidual, a relação existente entre os diferentes tecidos e o crescimento alométrico dos tecidos dos cortes comerciais pescoço, paleta, costilhar e perna e da carcaça de cordeiros da raça Texel. Foram utilizados 30 cordeiros machos, não castrados e nascidos de parto simples. Os cordeiros foram desmamados, confinados individualmente e distribuídos em cinco tratamentos com seis repetições, sendo cada tratamento um peso pré-estabelecido de abate (T23 – abate inicial, T25, T30, T35 e T40). A proporção de osso diminuiu linearmente na paleta, no costilhar e na perna e se manteve constante no pescoço. A proporção de músculo diminuiu apenas no costilhar, enquanto que nos demais cortes se manteve constante. A porcentagem de gordura aumentou com a elevação do peso de abate dos cordeiros, em todos os cortes realizados. Em todos os cortes e na carcaça, o osso e o músculo apresentaram crescimento precoce (b < 1), enquanto que a gordura apresentou crescimento tardio (b > 1). A proporção de osso diminuiu e a de gordura aumentou linearmente na carcaça, enquanto que a proporção de músculo não foi influenciada pelo peso de abate dos cordeiros. A relação músculo/gordura diminuiu em todos os cortes e, consequentemente, na meia carcaça com o aumento no peso de abate dos cordeiros. Já a relação músculo/osso aumentou na paleta, no costilhar, na perna e na meia carcaça, e não houve efeito significativo no pescoço. Os tecidos ósseo e muscular apresentam crescimento precoce, enquanto que a gordura apresenta crescimento tardio nos diferentes cortes comerciais e na carcaça de cordeiros da raça Texel. O padrão de crescimento tecidual da paleta pode ser representativo do crescimento alométrico dos diferentes tecidos da carcaça. O aumento do peso de abate de cordeiros da raça Texel leva à diminuição da relação músculo/gordura como consequência da maior deposição de gordura na carcaça dos animais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.