Ocorrência de anticorpos de Neospora caninum em vacas leiteiras avaliados pelos métodos ELISA e RIFI no município de Avaré, SP
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2003v24n1p3Palavras-chave:
Neosporose, Bovinos, Apicomplexa.Resumo
Soros de 521 vacas do município de Avaré, SP, foram analisados pelos métodos de reação de imunofluorescência indireta (RIFI) e teste imunoenzimático (ELISA) para a detecção de anticorpos contra Neospora caninum. As amostras reagentes para Neospora também foram submetidas à RIFI para Toxoplasma gondii. Pelo método de RIFI 15,9% das amostras foram positivas para N. caninum nas diluições de 1:200 a 1:1600 e pelo teste de ELISA 30,5% dos soros foram positivos. Das amostras positivas para ELISA e negativas para a RIFI 1:200, 46 foram reagentes na diluição de 1:160. Todas as 129 vacas positivas para RIFI nas diluições ³ 1:160 também o foram para ELISA. Dos 44 abortamentos constatados, 14 (31,8%) e 18 (40,9%) vacas apresentaram título na RIFI ³ 1:200 e ³ 1:160, respectivamente, e 24 (54,5%) reagiram ao teste de ELISA. Dos 159 soros que reagiram para N. caninum nos testes de RIFI e/ou ELISA, apenas seis foram positivos para T. gondii pelo método de RIFI e, das 44 vacas com histórico de abortamentos, apenas uma apresentou anticorpos anti-Toxoplasma. Esses resultados sugerem a presença de N. caninum nos rebanhos estudados e sua relação com os abortamentos observados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2003 Izidoro Francisco Sartor, Marcia Yumiko Hasegawa, Aurea Maria Oliveira Canavessi, Rhonda Denise Pinckney

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













