Bem-estar animal: conceitos e formas práticas de avaliação dos sistemas de produção de suínos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl2p4213Palavras-chave:
Mensurações, Suinocultura, Welfare Quality®.Resumo
As definições de bem-estar animal têm sido amplamente debatidas junto à comunidade científica internacional durante as últimas décadas. A linha conceitual mais aceita trata do bem-estar animal dentro de um enfoque multidimensional, abrangendo emoções, funcionamento biológico e comportamento natural. No entanto, compreendido os conceitos, outro desafio que se apresenta é como mensurar adequadamente o bem-estar animal nas condições de campo. Neste sentido, o projeto Welfare Quality® fornece uma compreensão muito útil dos componentes de bem-estar e de como podemos avaliá-lo em granjas comerciais e abatedouros de suínos. O objetivo deste artigo é discorrer sobre os principais conceitos científicos de bem-estar animal e sobre as formas práticas de avaliação segundo os protocolos do projeto Welfare Quality® em suínos, identificando seus aspectos positivos e críticos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Xavier Manteca, Caio Abércio da Silva, Ana Maria Bridi, Cleandro Pazinato Dias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













