Formulações simples e mista de inoculantes com bactérias diazotróficas, sob diferentes doses de nitrogênio na cultura do arroz irrigado
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6p2655Palavras-chave:
Oryza sativa, Fixação biológica de nitrogênio, Auxina.Resumo
A utilização de bactérias diazotróficas como insumo biológico para a produção de arroz irrigado pode reduzir as aplicações de fertilizantes nitrogenados e contribuir para o desenvolvimento da planta. O uso de formulações mistas de inoculantes pode aumentar a eficiência do processo de fixação biológica de nitrogênio. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de formulações simples e mista de inoculantes a base de bactérias diazotróficas sobre o desenvolvimento inicial da cultura do arroz irrigado sob diferentes níveis de N. O experimento foi implantado em casa de vegetação. Os tratamentos foram constituídos por quatro tipos de inoculação (sem inoculação, inoculação com o isolado UDESC AI 27, inoculação com o isolado UDESC FE 22 e inoculação com uma formulação mista dos isolados UDESC AI 27 e UDESC FE 22); e duas doses de nitrogênio mineral (30 e 60 mg kg-1 de N). A cultivar utilizada foi a Epagri 109, de ciclo tardio (superior a 140 dias) e alto potencial produtivo. Os tratamentos foram arranjados num fatorial (4 x 2) com cinco repetições. O delineamento experimental foi completamente casualizado. A inoculação com os isolados de bactérias diazotróficas reduziu em 18% a produção de massa seca da parte aérea e em 26% da fitomassa radicular das plantas de arroz. As plantas inoculadas também apresentaram menor área e volume radicular. Não houve efeito significativo dos tratramentos de inoculação e adubação nitrogenada sobre o número de folhas totais e de perfilhos produzidos por planta, nem sobre o nirogênio acumulado na parte aérea. Os resultados obtidos demonstraram que os isolados utilizados no trabalho não foram efetivos para estimular o crescimento de parte aérea e raiz da cultivar Epagri 109, independentemente do tipo de formulação e da dose de N.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Paula Bianchet, Luis Sangoi, Osmar Klauberg Filho, David José Miquelluti, Mariana Alves Ferreira, Jefferson Vieira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













