Desempenho de modelos de infiltração na sub-bacia hidrográfica do ribeirão Marcela, na região do alto Rio Grande-MG
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6p2589Palavras-chave:
Simulador de chuvas, Modelagem, Intensidade de precipitação.Resumo
No Brasil o gerenciamento dos recursos naturais tem sua eficiência comprometida pelo caráter econômico da legislação ambiental vigente. A utilização desses recursos, dentro da agricultura, pecuária e silvicultura, tem desafiado os órgãos gestores de forma a maximizar a produtividade, gerando consequências menos degradantes ao meio ambiente. Diversos são os impactos ambientais significativos gerados pela atividade antrópica, dentre eles, pode-se destacar a erosão do solo. Objetivou-se com este trabalho estimar a infiltração de água no solo por meio de modelos empíricos e teóricos ajustados, por meio de precipitação artificial com diferentes intensidades em parcelas experimentais. A Parcela 1 foi instalada sobre Latossolo Vermelho distrófico típico (LVd) com pastagem; Parcela 2 em Latossolo Vermelho distrófico típico (LVd) ocupada por pastagem nativa; Parcela 3 em Cambissolo distrófico (Cd) ocupada por pastagem nativa degradada com exposição parcial do solo; Parcela 4 em LVAd com pastagem degradada; e Parcela 5 em LVAd ocupada por mata nativa em avançado grau de antropização. Analisando o comportamento da infiltração, observou-se que todos os modelos obtiveram bom ajuste aos dados observados. Todos os solos mostraram semelhança no comportamento da infiltração inicial exceto o Latossolo Vermelho distrófico. Os valores de tempo de saturação ficaram próximos à origem do gráfico para quase todos os eventos de precipitação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Gil Júlio de Souza Netto, Antônio Marciano da Silva, Gilberto Coelho, Dalmo Arantes de Barros, João Carlos Costa Guimarães

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













