Crescimento e produção de sete cultivares de cebola em sistema orgânico em plantio fora de época
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n5p2139Palavras-chave:
Allium cepa, Características biométricas, Produtividade.Resumo
O presente trabalho foi conduzido na área experimental de olericultura orgânica da estação do Canguiri-UFPR, região metropolitana de Curitiba, com o objetivo de avaliar o crescimento de cultivares de cebola de polinização aberta, em sistema orgânico, com semeadura em janeiro, fora da época tradicional. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com três repetições e sete cultivares: Franciscana IPA-10 (roxa), Vale Ouro IPA-11 e Brisa IPA-12, (Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária-IPA), Alfa Tropical (Embrapa Hortaliças), Alfa São Francisco (ciclo VIII) e Alfa São Francisco-RT (resistente ao tripes- genótipo em teste) da Embrapa Semi-árido e BR-29 (Topseed- Agristar). Foram realizadas avaliações biométricas lineares e não lineares e características produtivas. Verificou-se que a produção orgânica de cebola estabelecida fora do período tradicional da região metropolitana de Curitiba é possível, sendo as cultivares da Embrapa, Alfa São Francisco, Alfa Tropical e Alfa São Francisco-RT, as que apresentaram melhor desempenho quanto ao desenvolvimento e produtividade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Marcelle Michelotti Bettoni, Átila Francisco Mógor, Cícero Dechamps, Vitor Cezar Pacheco da Silva, Mariane Daniele Sass, Eliseu Geraldo dos Santos Fabbrin

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













