Desempenho de híbridos de girassol em espaçamentos reduzidos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n1p31Palavras-chave:
Helianthus annuus, Rendimento, Componentes do rendimento.Resumo
Com objetivo de avaliar o efeito dos espaçamentos entre linhas nas características agronômicas de três híbridos de girassol, foi conduzido um ensaio no campus experimental da FESURV-Universidade de Rio Verde, em Rio Verde (GO). Foram avaliados os espaçamentos de 40 e 50 cm combinados com os híbridos Agrobel 960, BRHS 5 e Hélio 251, com 60.000 plantas ha-1. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, em esquema fatorial 2x3, com quatro repetições. A semeadura foi realizada no dia 12 de março de 2005 e a colheita em 5 de julho de 2005. Avaliou-se o rendimento de aquênios, o peso de 1.000 aquênios, o diâmetro do capítulo, o número de aquênios por capítulo e a altura de plantas. Os resultados foram submetidos a análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5%. O maior rendimento de aquênios foi obtido com o híbrido de girassol Agrobel 960, sendo também o de menor estatura. Não houve diferenças significativas entre os híbridos para o peso de 1.000 aquênios, diâmetro do capítulo e número de aquênios por capítulo. O espaçamento de 40 cm permitiu a obtenção de maior rendimento e número de aquênios por capítulo, porém com menor peso de 1.000 aquênios. O efeito de espaçamento entre linhas não influenciou o diâmetro dos capítulos e a altura de plantas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Alessandro Guerra da Silva, Rodrigo Pires, Eduardo Bezerra de Morães, Ana Cláudia Barneche de Oliveira, Cláudio Guilherme Portela de Carvalho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













