Perfil de resistência a antimicrobianos, fagotipagem e caracterização molecular de cepas de Salmonella Enteritidis de origem avícola
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n2p705Palavras-chave:
Salmonella Enteritidis, Fagotipagem, Resistência antimicrobiana, Eletroforese em campo pulsado (PFGE).Resumo
Salmonella enterica subsp. enterica sorovar Enteritidis (SE) é responsável por prejuízos significativos à avicultura, com conseqüências importantes para saúde pública. No presente estudo foi realizada a caracterização de 38 isolados de SE provenientes de material biológico de reprodutoras destinadas à produção de frangos de corte através de fagotipagem, perfil de resistência antimicrobiana e de eletrofose de campo pulsado (PFGE). Os fagotipos (PT) predominantes foram PT7 e PT9 e 26,3% dos isolados apresentaram resistência ao ácido nalidíxico (NAL). A fagotipagem e a análise do perfil de resistência antimicrobiana juntos mostraram elevado poder discriminatório (0,85). Os perfis de PFGE de 13 cepas, com as endonucleases XbaI e SpeI permitiram discriminar os fagotipos de SE, bem como associar perfis de um mesmo fagotipo. Os resultados mostram a importância da associação de métodos para a caracterização de SE e sugerem que produtos da avicultura de corte podem ser fonte de salmonelose humana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Luciana Bill Mikito Kottwitz, Mara Cristina Scheffer, Libera Maria Dalla Costa, Joice Aparecida Leitão, Alberto Back, Dalia dos Prazeres Rodrigues, Marciane Magnani, Tereza Cristina Rocha Moreira de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













