Dados epidemiológicos e estudo baseado em escore de lesões renais, hepáticas e cerebrais na peritonite infecciosa felina
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n5p3133Palavras-chave:
Necrose coagulativa, Felino, Escore lesional, Histopatologia, Piogranulomas, Vasculite.Resumo
Este estudo descreve os achados epidemiológicos e patológicos observados em uma população de gatos com peritonite infecciosa felina (PIF) e mensurou o grau de lesão tecidual no rim, cérebro e fígado. Realizou-se um estudo retrospectivo para determinar o número de gatos com diagnóstico histopatológico de PIF entre 2005-2016, no Laboratório de Patologia Animal, na Universidade Estadual de Londrina. As alterações histopatológicas associadas à PIF em órgãos selecionados (cérebro, fígado e rins) foram descritas e comparadas com um sistema de pontuação para estimar o grau de lesão tecidual. A PIF foi diagnosticada em 3,7% (19/520) de todos os gatos necropsiados durante o período de 11 anos. Não houve diferença estatística para sexo e raça. Gatos que tinham menos de um ano de idade foram frequentemente diagnosticados com PIF. As lesões mais frequentes observadas foram nefrite piogranulomatosa com vasculite (94,7%; 18/19), necrose renal coagulante (84,2%, 16/19), necrose hepatocelular (57,9%; 11) e leptomeningite necrotizante (47,9%; 9/19). Além disso, as lesões renais associadas ao PIF foram mais graves e frequentes quando comparadas com as do cérebro e fígado. Propõe-se que a necrose seja considerada como uma importante lesão associada a PIF que deve ser incluída no diagnóstico histopatológico desta doença.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.