Efeito de embalagem biodegradável de amido no armazenamento de queijo processado

Autores/as

  • Juliana Bonametti Olivato Universidade Estadual de Londrina
  • Suzana Mali Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Victória Eiras Grossmann Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2006v27n1p81

Palabras clave:

Embalagens biodegradáveis, Armazenamento e queijo processado.

Resumen

 

Há um interesse crescente no emprego de matérias-primas provenientes de recursos renováveis para a produção de embalagens para alimentos. Dentre os biopolímeros mais promissores para este fim estão os amidos de diversas fontes botânicas, que são biodegradáveis, têm custo baixo e estão disponíveis em todo o mundo. Assim sendo, este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de embalagens biodegradáveis de amido de inhame no armazenamento (30 dias / 4oc) de queijo processado obtido de fonte comercial, e comparar o seu desempenho com o de embalagens convencionais. Os resultados obtidos mostraram que a embalagem convencional foi mais eficaz na retenção do peso e atividade de água das amostras do que a embalagem de amido. Quanto à contagem microbiana, apenas as amostras não embaladas apresentaram contaminação. A acidez titulável e o ph não diferiram nas amostras embaladas durante todo o tempo de armazenamento (teste de tukey, p  £  0,05). Considerando os resultados apresentados, verificou-se que a utilização de embalagens de amido de inhame pode ser uma alternativa para este tipo de produto, desde que, mais estudos sejam realizados no sentido de aprimorar a embalagem de amido como barreira às trocas de vapor de água.

 

 

 

Biografía del autor/a

Juliana Bonametti Olivato, Universidade Estadual de Londrina

Aluna de Graduação do Curso de Farmácia e Bioquímica da Universidade Estadual de Londrina.

Suzana Mali, Universidade Estadual de Londrina

Farmacêutica – Bioquímica, Doutora em Ciência de Alimentos e Bolsista CAPES – PRODOC do Departamento de Tecnologia de Alimentos e Medicamentos, CCA, UEL.

Maria Victória Eiras Grossmann, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciência de Alimentos do Departamento TAM, CCA, UEL.

Publicado

2006-06-30

Cómo citar

Olivato, J. B., Mali, S., & Grossmann, M. V. E. (2006). Efeito de embalagem biodegradável de amido no armazenamento de queijo processado. Semina: Ciências Agrárias, 27(1), 81–88. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2006v27n1p81

Número

Sección

Artigos