Infecção por Neospora spp. e Toxoplasma gondii em rebanhos ovinos no Rio Grande do Sul, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n3p1397Palavras-chave:
Anticorpos, Inquérito epidemiológico, Neosporose, Toxoplasmose, Sorologia, Rifi.Resumo
Neospora caninum e Toxoplasma gondii são parasitos coccídeos (protozoa: Apicomplexa) que causam perdas reprodutivas em ruminantes. Embora o aborto em ovinos geralmente esteja associado a T. gondii, potenciais perdas causadas por N. caninum devem ser consideradas. Os objetivos deste estudo foram avaliar as frequências de anticorpos contra Neospora spp. e T. gondii e identificar fatores de risco para neosporose e toxoplasmose em ovinos de dez rebanhos localizados nas mesorregiões Centro- Ocidental, Noroeste, Sudoeste e Sudeste, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Foram coletadas amostras de soro sanguíneo de 300 ovinos (30 por rebanho) e foi aplicado inquérito epidemiológico aos proprietários dos rebanhos. A presença de canídeos, felídeos e roedores, as fontes de água dos animais, e seu histórico reprodutivo, foram investigados como potenciais fatores epidemiológicos relacionados às infecções estudadas. As amostras de soro foram testadas pela técnica de imunofluorescência indireta para presença de anticorpos contra Neospora spp. (ponto de corte 1:50) e T. gondii (ponto de corte 1:64), sendo encontradas frequências de 16,3% (49/300) e de 41,3% (124/300), respectivamente. Soropositividade para ambos os agentes foi observada em 8% (24/300) dos animais. Neospora spp. e T. gondii estavam presentes em 90% (9/10) e 100% (10/10) dos rebanhos, respectivamente. A presença de gatos nas pastagens, currais e depósitos esteve significativamente associada (p=0,047) com altas frequências de anticorpos (entre 53,3% a 70%) contra T. gondii nos rebanhos. Não houve associação (p>0,05) entre os demais fatores de risco e a frequência de anticorpos contra Neospora spp. ou T. gondii. Os resultados deste estudo demonstraram ampla distribuição de ambos os protozoários nos rebanhos ovinos avaliados.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.