Resistência de Haemonchus, Cooperia, Trichostrongylus e Oesophagostomum à ivermectina em bovinos de leite no Paraná

Authors

  • Luciane Holsback Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Marcelo Alves da Silva Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Thais Helena Constantino Patelli Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Ana Paula de Jesus Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Jean Renato Sanches Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n3Supl1p2031

Keywords:

Resistência anti-helmíntica, Bovino, Lactona macrocíclica.

Abstract

Objetivou-se, neste estudo, analisar o efeito da ivermectina (3,15%) sobre nematódeos gastrointestinais de bezerros com aptidão leiteira por meio do Teste de Redução na Contagem de Ovos nas Fezes (RCOF) e da cultura de larvas em 16 animais da Fazenda Escola da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Para tanto, dois grupos experimentais foram formados: animais tratados com ivermectina 3,15% (grupo G1) e grupo controle (Grupo G2). Foram coletadas amostras de fezes dos animais em dois momentos, ou seja, nos dias 0 e 10 para realização dos exames coproparasitológicos. Não houve alteração significativa na contagem de ovos nas fezes (OPG) em ambos os grupos. Os helmintos foram considerados resistentes à ivermectina 3,15%, já que a taxa de RCOF foi de 5,62%. O gênero de nematódeo mais observado na cultura de larvas foi Cooperia (53% no dia 10 a 88% no dia zero) e o menos foi Trichostrongylus (0% no dia zero a 1% no dia 10). Observou-se eficiência apenas sobre o gênero Trichuris e ineficiência sobre os gêneros Haemonchus e Cooperia e ainda 100% de resistência dos gêneros Oesophagostomum e Trichostrongylus. Concluiu-se neste estudo que a ivermectina 3,15% não deve ser indicada no controle de nematódeos dos bezerros da propriedade, pois a maioria dos parasitas apresenta resistência à droga. Este foi o primeiro relato de resistência de Haemonchus, Cooperia, Trichostrongylus e Oesophagostomum de bovinos a ivermectina 3,15% no estado do Paraná.

Author Biographies

Luciane Holsback, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Profa Dra, Setor de Veterinária e Produção Animal, Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP, Bandeirantes, PR, Brasil.

Marcelo Alves da Silva, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Prof. Dr., Setor de Veterinária e Produção Animal, Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP, Bandeirantes, PR, Brasil.

Thais Helena Constantino Patelli, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Prof. Dr., Setor de Veterinária e Produção Animal, Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP, Bandeirantes, PR, Brasil.

Ana Paula de Jesus, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Médico Veterinário, UENP, Bandeirantes, PR, Brasil.

Jean Renato Sanches, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Médico Veterinário, UENP, Bandeirantes, PR, Brasil.

Downloads

Published

2015-07-02

How to Cite

Holsback, L., Silva, M. A. da, Patelli, T. H. C., Jesus, A. P. de, & Sanches, J. R. (2015). Resistência de Haemonchus, Cooperia, Trichostrongylus e Oesophagostomum à ivermectina em bovinos de leite no Paraná. Semina: Ciências Agrárias, 36(3Supl1), 2031–2036. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n3Supl1p2031

Issue

Section

Communication

Most read articles by the same author(s)