Resposta imune de bezerros imunizados com um coquetel de vacina de DNA que codificam proteínas de membrana externa de Anaplasma marginale

Autores/as

  • Adriana Letícia Mendes Coelho Universidade Estadual de Londrina
  • Rafael Felipe da Costa Vieira Universidade Federal da Paraíba
  • Marcela Ribeiro Gasparini Universidade Estadual de Londrina
  • João Luis Garcia Universidade Estadual de Londrina
  • Odilon Vidotto Universidade Estadual de Londrina
  • Marilda Carlos Vidotto Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl2p3877

Palabras clave:

Anaplasmose bovina, Vacina de DNA, Bovinos, Imunogenicidade MSPs, VirB.

Resumen

No presente estudo, avaliou-se a resposta imune humoral e celular de um coquetel de plasmídeos recombinantes que codificam as principais proteínas de superfície (rMSP1a, rMSP1b, rMSP4, rMSP5, VirB9 e virB10) em bezerros. Dez animais foram divididos em três grupos: quatro bezerros foram inoculados com os plasmídeos / rMSPs (G1); 2 bezerros foram inoculados com vetor vazio (G2), e quatro bezerros receberam salina (G3). Três inoculações foram efetuadas em intervalos de 21 dias. No G1, os bezerros apresentaram aumentos significativos nos níveis de IgG total 21 dias após a segunda inoculação, em comparação com o grupo controle (p < 0,05 %) e os bezerros do G1 permaneceram com DO acima do ponto de corte 28 dias após a terceira inoculação (p < 0,05 %). Os soros pós-imunes dos bezerros do G1 reagiram especificamente para cada uma das rMSPs usadas. Adicionalmente, IgG específicas para VirB9 e Vir B10 foram detectadas por ELISA. Em conclusão, a associação de plasmídeos recombinantes induziu soroconversão específica nos bezerros testados. Portanto, sugerese a realização de testes adicionais para avaliar a proteção induzida pelos plasmídeos recombinantes, isoladamente ou em conjunto com as proteínas já identificadas com epítopos subdominantes.

 

Biografía del autor/a

Adriana Letícia Mendes Coelho, Universidade Estadual de Londrina

Discente, Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Rafael Felipe da Costa Vieira, Universidade Federal da Paraíba

Departamento de Ciências Veterinárias

Marcela Ribeiro Gasparini, Universidade Estadual de Londrina

Discente, Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, UEL, Londrina, PR.

João Luis Garcia, Universidade Estadual de Londrina

Prof. Dr. do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Deptº de Medicina Veterinária Preventiva, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Odilon Vidotto, Universidade Estadual de Londrina

Prof. Dr. do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Deptº de Medicina Veterinária Preventiva, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Marilda Carlos Vidotto, Universidade Estadual de Londrina

Profª Drª do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Deptº de Medicina Veterinária Preventiva, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Descargas

Publicado

2013-12-17

Cómo citar

Coelho, A. L. M., Vieira, R. F. da C., Gasparini, M. R., Garcia, J. L., Vidotto, O., & Vidotto, M. C. (2013). Resposta imune de bezerros imunizados com um coquetel de vacina de DNA que codificam proteínas de membrana externa de Anaplasma marginale. Semina: Ciências Agrárias, 34(6Supl2), 3877–3888. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl2p3877

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.