Dermatofilose em bezerros da raça Nelore no Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n4p1947Palavras-chave:
Dermatophilus congolensis, Dermatite, Brachiaria brizantha, Bovinos.Resumo
O objetivo deste trabalho foi descrever dois surtos de dermatofilose em bezerros da raça Nelore no Estado de Mato Grosso do Sul com características epidemiológicas peculiares à região Centro-Oeste. As taxas de morbidade e letalidade foram de 50% e 0,0025% no surto 1 e, 12,5% e 10% no surto 2, respectivamente. Apenas bezerros da raça Nelore com idade entre 5 e 60 dias foram afetados. A maioria dos casos ocorreu em pastagens de Brachiaria brizantha durante o período chuvoso do ano. Nos dois surtos, os sinais se iniciavam com espessamento da pele, seguido por lacrimejamento e formação de crostas ao redor dos olhos e focinho. Nos casos mais graves, as lesões disseminavam-se pela face e por todo o corpo, evoluindo para acentuado espessamento generalizado da pele, com formação de dobras. As lesões de pele caracterizaram-se, histopatologicamente, por dermatite supurativa e hiperqueratose. O diagnóstico foi confirmado pela visualização de estruturas basofílicas filamentosas morfologicamente compatíveis com Dermatophilus congolensis em esfregaços corados por Gram. Os tratamentos com estreptomicina, oxitetraciclina ou penicilina associada à estreptomicina utilizados nos bezerros demonstraram ser eficientes. A doença foi confundida pelos produtores com fotossensibilização hepatógena causada por ingestão de Brachiaria spp. Este artigo discute estes resultados com vistas a auxiliar o diagnóstico correto da dermatofilose que é importante para a realização do tratamento adequado e de medidas de controle eficazes, minimizando as perdas causadas por esta doença.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.