Análise dos indicadores de qualidade da água no trecho urbano do Rio Apodi-Mossoró em Mossoró-RN, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl1p3443Palavras-chave:
Corpo hídrico, Poluição antrópica, Gestão ambiental.Resumo
A água é um recurso natural fundamental para a vida, sendo indispensável em praticamente todas as atividades antrópicas. Sendo um recurso natural limitado, a preocupação com a conservação da qualidade da água tornou-se crescente, concomitante a procura de mecanismos eficazes, capazes de mitigar os impactos ambientais negativos. O presente trabalho tem como objetivo aplicar o Índice de Qualidade de Água (IQA) aos barramentos hidráulicos situados no trecho urbano do município de Mossoró-RN, sendo, posteriormente, feita a verificação da condição do corpo hídrico de acordo com as classes de uso, ressaltando os preponderantes, além da classificação prévia do corpo hídrico. As coletas de água para análise dos parâmetros referentes ao IQA foram realizadas no mês de julho de 2010, distribuídas em três barramentos situados no trecho urbano, sendo georreferenciadas, subsidiando a indicação dos pontos críticos. Foram elencadas as possíveis atividades exploratórias contribuintes com a contaminação do corpo hídrico. Por fim realizada a avaliação individual dos valores obtidos comparados com as diretrizes das legislações vigentes. Com os resultados obtidos, baseado na resolução CONAMA nº 357/2005, verificou-se que as análises para o período de estiagem, evidenciam a condição do corpo hídrico quanto a salinidade como água salobra, em relação aos usos preponderantes, Classe 1. Entretanto, quando analisados individualmente os parâmetros e comparados aos padrões estabelecidos pela resolução CONAMA nº 357/2005, constata-se que o fósforo total apresentou valores em desacordo. A partir da entrada da cidade e à jusante desta, em função da grande carga de efluentes domésticos e despejos agroindustriais, além do escoamento superficial, a água apresenta-se com qualidade boa no primeiro barramento e regular nos demais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.