Propriedades físicas e químicas de substratos produzidos utilizando macrófitas aquáticas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl1p3257Palavras-chave:
Eichhornia crassipes, Pistia stratiotes, Typha domingensis.Resumo
As macrófitas aquáticas são muito utilizadas como bioindicadoras de qualidade da água, pois sua proliferação ocorre geralmente em mananciais eutrofizados e tem atingido diversas partes do Brasil e do mundo, restringido os usos múltiplos de ecossistemas aquáticos. Contudo, esse grupo de plantas é capaz de reter considerável quantidade de nutrientes, apresentando alta produtividade e alta taxa de crescimento, constituindo assim uma boa fonte de biomassa vegetal para ser utilizada na produção de substratos. Com o objetivo de avaliar o potencial das macrófitas aquáticas aguapé (Eichhornia crassipes Solms.), alface d’água (Pistia stratiotes L.) e taboa (Typha domingensis Pers.) na produção de substratos, foi realizado, neste trabalho, sua caracterização física e química e avaliação do grau de humificação. Os tratamentos foram dispostos em esquema fatorial 3 × 4, delineamento inteiramente casualizado com 3 repetições. Todos os substratos produzidos com 100% macrófita apresentam densidade dentro do limite de 400 kg m-3 considerado ideal. Os substratos compostos com alface d’água e aguapé encontram-se com condutividade elétrica de 0,79 a 2,49 dS m-1, dentro do recomendado. Os compostos orgânicos produzidos são considerados maduros e apresentam elevados teores de nitrogênio fósforo e potássio; O substrato produzido com 70%alface d’água+30%esterco e os compostos por 70%taboa+20%esterco+10terra vegetal e 70%taboa+30%esterco apresentam relação C/N dentro do considerado ideal; A razão de humificação e índice de humificação, exceto para os tratamentos 4 (70%alface d’água+30% esterco), 5 (100%aguapé) e 8 (70%aguapé+30% esterco) encontram-se dentro do considerado ideal, a porcentagem de ácidos húmicos e índice de polimerização, exceto nos tratamentos 1(100%alface d’água) e 12 (100%taboa), apresentam-se abaixo do ideal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.