Doses de nitrogênio e aplicação de herbicidas como reguladores de crescimento em grama esmeralda

Authors

  • Raíssa Pereira Dinalli Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Salatiér Buzetti Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Rodolfo de Niro Gazola Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Regina Maria Monteiro de Castilho Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Thiago de Souza Celestrino Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Elisângela Dupas Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Marcelo Carvalho Minhoto Teixeira Filho Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Ronaldo Cintra Lima Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n3Supl1p1875

Keywords:

Adubação nitrogenada, Gramado, Zoysia japonica Steud.

Abstract

O nitrogênio é essencial para a nutrição e a manutenção da coloração verde intensa dos gramados. No entanto, influencia o crescimento da parte aérea e, consequentemente, a frequência de cortes, principal fator do custo de manutenção em gramados. Neste contexto, objetivou-se avaliar a adubação nitrogenada e o uso potencial de herbicidas como reguladores de crescimento em grama esmeralda (Zoysia japônica Steud.), em Argissolo Vermelho, visando manter o gramado com boa qualidade visual (verde intenso) e nutricional bem como reduzir o seu crescimento foliar. O experimento foi conduzido na Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNESP, Campus de Ilha Solteira/SP, de junho/2012 a junho/2013. Utilizou-se o delineamento em blocos casualizados com 20 tratamentos dispostos num fatorial 5 x 4 com quatro repetições, sendo quatro herbicidas: glyphosate, imazaquin, imazethapyr e metsulfuronmethyl aplicados na dose de, respectivamente, 200, 420, 80 e 140 g ha-1 do ingrediente ativo (i.a.) e a testemunha - sem herbicida; e quatro doses de N: 0, 5, 10 e 20 g m-2, parceladas em cinco aplicações durante o ano. Avaliaram-se: o comprimento, o índice ICF (índice de clorofila foliar) e a produção de matéria seca das folhas, determinaram-se também a concentração foliar de N e a porcentagem de fitointoxicação da parte aérea do gramado. Doses de 10 a 20 g m-2 de N proporcionaram concentração de N suficiente para a manutenção da grama esmeralda. Os herbicidas metsulfuron-methyl e glyphosate destacaram-se no controle do crescimento foliar do gramado, sendo que o primeiro mostrou-se mais fitotóxico e o segundo não prejudicou a qualidade estética do gramado, destacando-se como herbicida que possa ser utilizado como regulador do crescimento de grama esmeralda na dose de 200 g ha-1.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Raíssa Pereira Dinalli, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Discente do Curso de Mestrado em Agronomia, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Ilha Solteira, SP, Brasil.

Salatiér Buzetti, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Prof. Dr., Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Deptº de  Fitossanidade Engenharia Rural e Solos, UNESP, Ilha Solteira, SP, Brasil.

Rodolfo de Niro Gazola, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Discente do Curso de Mestrado em Agronomia, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Ilha Solteira, SP, Brasil.

Regina Maria Monteiro de Castilho, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

 

Profª Drª, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Deptº de Fitotecnia Tecnologia de Alimentos e Sócio Economia, UNESP, Ilha Solteira, SP, Brasil.

 

Thiago de Souza Celestrino, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Prof. Dr., Assistente, UNESP, Campus de Dracena, Brasil.

Elisângela Dupas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Profa. Dra, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Deptº de Fitossanidade Engenharia Rural e Solos, UNESP, Ilha Solteira, SP, Brasil.

Marcelo Carvalho Minhoto Teixeira Filho, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Prof. Dr., Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Deptº de Fitossanidade Engenharia Rural e Solos, UNESP, Ilha Solteira, SP, Brasil.

Ronaldo Cintra Lima, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Prof. Dr., Assistente, UNESP, Campus de Dracena, Brasil.

Published

2015-07-02

How to Cite

Dinalli, R. P., Buzetti, S., Gazola, R. de N., Castilho, R. M. M. de, Celestrino, T. de S., Dupas, E., Teixeira Filho, M. C. M., & Lima, R. C. (2015). Doses de nitrogênio e aplicação de herbicidas como reguladores de crescimento em grama esmeralda. Semina: Ciências Agrárias, 36(3Supl1), 1875–1894. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n3Supl1p1875

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>