Glicerina e óleos de caju e mamona nas dietas para bovinos não castrados terminados em confinamento: comportamento ingestivo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n5p2723Keywords:
Aditivos, Biodiesel, Co-produto, Etologia, Extrato de planta, Ruminantes.Abstract
Este estudo foi realizado para avaliar a substituição parcial do milho (15% da MS total da dieta) e adição de óleos de caju e mamona sobre o comportamento ingestivo de Nelore machos, confinados. Trinta bovinos de 24 ± 2 meses de idade e 400 ± 34 kg de peso corporal foram usados. Os animais foram distribuídos em um modelo estatístico inteiramente casualizado (10 animais por tratamento) e estabulados em baias coletivas. As dietas experimentais foram: Controle – CON; Glicerina – GLI e GOF – Glicerina + óleos funcionais. As escalas de observações não influenciaram o tempo de ingestão, ruminação e ócio, assim como o número total de mastigação; entretanto, o número de período e o tempo de período de cada atividade diferiram entre os tempos de escalas. Não houve diferença para os turnos de observações e número de observações por turno para as variáveis analisadas. A inclusão de glicerina na dieta reduziu o tempo de ruminação e aumentou o tempo de ócio. O número de período tanto de ingestão como de ócio, e o tempo de ócio diferiram entre as dietas. No entanto, o número de período de ruminação, tempo de ingestão e período de ruminação foi similar entre as dietas. A inclusão de glicerina e óleos funcionais na dieta aumentou o número de bolos ruminados por dia, número de mastigação por dia e tempo total de mastigação dos bovinos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adopts the CC-BY-NC license for its publications, the copyright being held by the author, in cases of republication we recommend that authors indicate first publication in this journal.
This license allows you to copy and redistribute the material in any medium or format, remix, transform and develop the material, as long as it is not for commercial purposes. And due credit must be given to the creator.
The opinions expressed by the authors of the articles are their sole responsibility.
The magazine reserves the right to make normative, orthographic and grammatical changes to the originals in order to maintain the cultured standard of the language and the credibility of the vehicle. However, it will respect the writing style of the authors. Changes, corrections or suggestions of a conceptual nature will be sent to the authors when necessary.