Componentes da produção e qualidade de sementes dos cultivares marandu e xaraés de Brachiaria brizantha (Hochst. ex A. Rich.)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n5p2019Palavras-chave:
Espiguetas, Poaceae, Racemos.Resumo
Objetivou-se com este trabalho avaliar os componentes da produção e a qualidade de sementes dos cvs. Marandu e Xaraés de Brachiaria brizantha (Hochst. ex A. Rich.) Stapf nos cerrados baianos, colhida por varredura manual ou mecanizada. Foi utilizado delineamento inteiramente casualizado, com 20 repetições, quantificando a densidade de perfilhos reprodutivos, o número de rácemos/perfilho, comprimento do rácemo basal, número de espiguetas/rácemo e produtividade de sementes puras/ha, utilizando um quadrado de 1m2 em campo de produção com 320 e 80 ha dos cvs. Xaraés e cv. Marandu, respectivamente, na Fazenda Sagrillo, município de Barreiras, oeste do Estado da Bahia, com avaliações de campo entre maio e junho de 2008. As sementes colhidas por varredura manual e mecanicamente foram analisadas quanto à pureza, germinação e vigor de plântula a três profundidades de semeadura em caixa de areia (1, 2 e 4 cm). Os dados foram analisados estatisticamente no programa ASSISTAT, assumindo como significativas diferenças entre médias cujos valores de F forem menores que 0,05%, pelo teste Tukey. A cv. Xaraés apresentou maior densidade de perfilhos reprodutivos (206/m2), racemos em maior número (7,25) e mais compridos (15,8 cm) que o cv. Marandu (100 perfilhos/m2, 6,80 rácemos/perfilho e 14,9 cm/rácemo, respectivamente). Entretanto, o número de espiguetas por racemo foi semelhante (50,8 unidades). A produtividade de sementes puras foi maior no cv. Xaraés (188 kg/ha) que no cv. Marandu (154 kg/ha). A germinação na caixa de areia não diferiu entre os cultivares, método de colheita, ou profundidade de semeadura. Todavia, o vigor de plântula diminuiu com o aumento da profundidade de semeadura de 1 e 2 cm para 4 cm. O cv. Xaraés apresentou componentes da produção de sementes mais favoráveis resultando em maior produtividade, enquanto a qualidade não diferiu entre cultivares ou método de colheita.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.