Maturação fisiológica de sementes de ingazeiro (Inga striata) Benth
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n2p549Palavras-chave:
Época de colheita, Germinação, Vigor, Maturidade fisiológica.Resumo
Inga striata Benth. é uma arbórea nativa de ocorrência nas florestas tropicais e matas ciliares, distribui-se nas Antilhas, Sul da América tropical e Bolívia. No Brasil ocorre na Amazônia e região Nordeste até Minas Gerais, sendo utilizada na recuperação de solos de áreas degradadas, como frutífera e na arborização urbana. O objetivo do Inga striata Benth., popularmente conhecida como ingazeiro, é uma frutífera nativa das florestas tropicais e matas ciliares da Amazônia, Nordeste e Minas Gerais. É utilizada na recuperação de solos de áreas degradadas e na arborização urbana e rural. O objetivo do trabalho foi determinar os índices mais adequados para avaliação da maturidade e o ponto ideal de colheita das sementes de I. striata Benth. As árvores de I. striata estavam em floresta de brejo de altitude no Campus II da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Areia-PB. As avaliações da maturação das sementes foram realizadas em seis épocas de colheitas de frutos após a antese (95, 110, 125, 140, 155 e 170 DAA) e em dois anos de observações consecutivos (duas safras). O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado seguindo um esquema fatorial 2 x 6 (dois períodos de observação e seis épocas de colheitas dos frutos). Em cada colheita foram avaliadas as dimensões de frutos e sementes, teor de água e massa seca das sementes, bem como a germinação e o vigor (primeira contagem de germinação, índice de velocidade de germinação, comprimento e massa seca da raiz primária e parte aérea). A maturidade fisiológica das sementes foi atingida aos 146 a 166 dias após a antese no primeiro ano e aos 155 dias no segundo ano, períodos em que apresentaram o menor teor de água, máximo acúmulo de massa seca e poder germinativo; O tamanho, teor de água, massa seca da semente, capacidade germinativa e ainda a massa seca da parte aérea da plântula, foram os parâmetros que melhor determinaram a maturação fisiológica das sementes de I. striata.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.