Estratégias para produção de mudas de tomateiro utilizando paclobutrazol
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n2p539Palavras-chave:
Solanum lycopersicum L., Triazol, regulador de crescimento, Estiolamento de mudas.Resumo
A tomaticultura moderna, de mesa ou para processamento industrial, demanda mudas de qualidade, capazes de resistir às adversidades ambientais após o plantio e que mantenham o padrão produtivo do genótipo. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de três concentrações de PBZ (0, 50 e 100 mg L-1) e dois métodos de aplicação (tratamento de sementes e rega de plântulas) na emergência de plântulas e produção de mudas de tomateiro de crescimento indeterminado. Adotou-se o delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2x3, com quatro repetições. Foi avaliada a emergência de plântulas, o índice de velocidade de emergência, altura de plântulas e diâmetro do caulículo e suas respectivas taxas de crescimento absoluto (TCA), área foliar, massa de matéria seca da parte aérea, das raízes e total, e razão de área foliar (RAF). Os dados foram submetidos a analise de variância e as médias dos níveis do fator “métodos de aplicação” comparadas pelo teste de Tukey, a 5% e as médias dos níveis do fator “concentrações” submetidas à análise de regressão. A aplicação de paclobutrazol via rega de plântulas não comprometeu a emergência de plântulas, reduziu significativamente a taxa de crescimento das plântulas e, conseqüentemente, o porte das mudas, sem afetar o diâmetro do caulículo, além de permitir acúmulo de matéria seca de raízes. A concentração de 50 mg L-1 mostrou-se suficiente para obtenção de plântulas mais compactas, sem prejuízo à área foliar, na aplicação via rega, além de permitir um incremento de cerca de 37% na massa de matéria seca de raízes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.