Perfil dos consumidores de leites pasteurizado tipo C e esterilizado (UHT) de Janaúba – MG

Autores

  • Poliana Batista de Aguilar Universidade Estadual de Montes Claros
  • Fredson Vieira e Silva Universidade Estadual de Montes Claros
  • Edivânia Souza Zeferino Universidade Estadual de Montes Claros
  • Franklin Delano dos Santos Soares Universidade Estadual de Montes Claros
  • Weiber da Costa Gonçalves Universidade Estadual de Montes Claros
  • Franklin Meireles de Oliveira Universidade Estadual de Montes Claros
  • Benara Carla Barros Frota Universidade Estadual de Montes Claros

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n4p1581

Palavras-chave:

Consumo, Inspeção sanitária, Leite informal.

Resumo

Objetivou-se com este trabalho avaliar o consumo de leites pasteurizado tipo C e esterilizado (UHT) na cidade de Janaúba-MG. O município possuía 53.832 habitantes na zona urbana sendo dividido em 58 setores que foram distribuídos em 6 amostragens de acordo número de habitantes, sendo escolhidos aleatoriamente. A pesquisa foi realizada com 10% da população urbana e de acordo com os dados do IBGE de Janaúba o número de habitantes por casa é de 3,84 sendo entrevistadas 85, 215, 498, 295, 247, e 83 residências respectivamente, entretanto foram realizadas 1561 entrevistas. O perfil do consumidor de leite foi obtido por um questionário constituído por questões de múltipla escolha referente ao consumo de leites pasteurizado e esterilizado (UHT). Os dados coletados foram compilados e analisados pelo método do Qui-quadrado a 5% de probabilidade. Em relação ao consumo, 91,03% das pessoas entrevistadas afirmaram que consumiam leite. Em relação ao tipo de leite, 45% das pessoas entrevistadas afirmaram que consumiam leite pasteurizado. Todavia, deve-se levar em consideração que 11,06% dessas pessoas recebem o leite pasteurizado doado pelo programa do Governo Federal. Das pessoas entrevistadas, 36,76% afirmaram que consumiam leite informal. Em relação às doenças que são transmitidas pelo leite, 51,65 % das pessoas entrevistadas que consomem leite pasteurizado afirmaram que as desconhecem e 61,45 % das pessoas entrevistadas que consumiam leite esterilizado afirmaram que sabiam ou conheciam alguma doença transmitida pelo leite. Das pessoas entrevistadas, 67,65% não conheciam nenhum selo de inspeção sanitária. E 73,48% das pessoas entrevistadas afirmaram que esta característica não influencia na hora da compra. O leite mais consumido no município de Janaúba foi o leite pasteurizado levando em consideração o leite doado pelo programa do Governo Federal, seguido dos leites informal e esterilizado.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Poliana Batista de Aguilar, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestre em Zootecnia. Nutrição e Produção de Ruminantes. Deptº de Ciências Agrárias, Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES. MG.

Fredson Vieira e Silva, Universidade Estadual de Montes Claros

Prof. da UNIMONTES, CCA, Janaúba, MG.

Edivânia Souza Zeferino, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Zootecnia, Nutrição e Produção de Ruminantes, Deptº de Ciências Agrárias, UNIMONTES.

Franklin Delano dos Santos Soares, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Zootecnia, Nutrição e Produção de Ruminantes, Deptº de Ciências Agrárias, UNIMONTES.

Weiber da Costa Gonçalves, Universidade Estadual de Montes Claros

Discente do curso de Zootecnia, Deptº de Ciências Agrárias UNIMONTES, Janaúba, MG.

Franklin Meireles de Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestre em Produção Vegetal no Semiárido.

Benara Carla Barros Frota, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestre em Zootecnia. Nutrição e Produção de Ruminantes. Deptº de Ciências Agrárias, Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES. MG.

Downloads

Publicado

2012-08-29

Como Citar

Aguilar, P. B. de, Silva, F. V. e, Zeferino, E. S., Soares, F. D. dos S., Gonçalves, W. da C., Oliveira, F. M. de, & Frota, B. C. B. (2012). Perfil dos consumidores de leites pasteurizado tipo C e esterilizado (UHT) de Janaúba – MG. Semina: Ciências Agrárias, 33(4), 1581–1588. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n4p1581

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)