Perfil dos consumidores de leites pasteurizado tipo C e esterilizado (UHT) de Janaúba – MG
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n4p1581Palavras-chave:
Consumo, Inspeção sanitária, Leite informal.Resumo
Objetivou-se com este trabalho avaliar o consumo de leites pasteurizado tipo C e esterilizado (UHT) na cidade de Janaúba-MG. O município possuía 53.832 habitantes na zona urbana sendo dividido em 58 setores que foram distribuídos em 6 amostragens de acordo número de habitantes, sendo escolhidos aleatoriamente. A pesquisa foi realizada com 10% da população urbana e de acordo com os dados do IBGE de Janaúba o número de habitantes por casa é de 3,84 sendo entrevistadas 85, 215, 498, 295, 247, e 83 residências respectivamente, entretanto foram realizadas 1561 entrevistas. O perfil do consumidor de leite foi obtido por um questionário constituído por questões de múltipla escolha referente ao consumo de leites pasteurizado e esterilizado (UHT). Os dados coletados foram compilados e analisados pelo método do Qui-quadrado a 5% de probabilidade. Em relação ao consumo, 91,03% das pessoas entrevistadas afirmaram que consumiam leite. Em relação ao tipo de leite, 45% das pessoas entrevistadas afirmaram que consumiam leite pasteurizado. Todavia, deve-se levar em consideração que 11,06% dessas pessoas recebem o leite pasteurizado doado pelo programa do Governo Federal. Das pessoas entrevistadas, 36,76% afirmaram que consumiam leite informal. Em relação às doenças que são transmitidas pelo leite, 51,65 % das pessoas entrevistadas que consomem leite pasteurizado afirmaram que as desconhecem e 61,45 % das pessoas entrevistadas que consumiam leite esterilizado afirmaram que sabiam ou conheciam alguma doença transmitida pelo leite. Das pessoas entrevistadas, 67,65% não conheciam nenhum selo de inspeção sanitária. E 73,48% das pessoas entrevistadas afirmaram que esta característica não influencia na hora da compra. O leite mais consumido no município de Janaúba foi o leite pasteurizado levando em consideração o leite doado pelo programa do Governo Federal, seguido dos leites informal e esterilizado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.