Adubação nitrogenada de cobertura no feijoeiro de invernoprimavera em três sistemas de cultivo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6Supl1p2825Palavras-chave:
Phaseolus vulgaris, Brachiaria ruziziensis, Zea mays L., Sistema de semeadura direta.Resumo
O objetivo do trabalho foi avaliar a influência da adubação nitrogenada em cobertura no feijoeiro irrigado (inverno-primavera), no primeiro ano de implantação do sistema de semeadura direta. O delineamento experimental utilizado foi o de parcelas subdivididas, com três repetições, dispostos em blocos casualizados. As parcelas foram formadas por três formas de cobertura do solo, milho-grão, milhogrão consorciado com Brachiaria ruziziensis e apenas B. ruziziensis. As subparcelas foram formadas por cinco doses de adubação nitrogenada em cobertura (0, 40, 80, 120 e 160 kg ha-1), utilizando a uréia como fonte de nitrogênio. Foi determinada a massa seca da palhada presente como cobertura do solo anteriormente à semeadura da cultura do feijoeiro, o momento do florescimento pleno, o teor foliar de nitrogênio total, a massa de 100 grãos, a produtividade de grãos, a renda de beneficiamento, os atributos químicos do solo e a análise econômica da produção de grãos de feijão. Verificou-se que a produtividade de grãos de feijão em sucessão ao milho-grão foi influenciada positivamente pela adubação nitrogenada, sendo economicamente viável apenas quando fornecido 160 kg ha-1 de nitrogênio e que o uso do consórcio entre milho-grão e B. ruziziensis é a melhor opção quando o feijoeiro é semeado em sucessão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.