Adequação da metodologia do teste de envelhecimento acelerado em sementes de rúcula

Autores

  • Charline Zaratin Alves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Marco Eustáquio de Sá Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6Supl1p2789

Palavras-chave:

Eruca sativa, Hortaliça, Qualidade fisiológica, Vigor.

Resumo

A utilização de semente de alto vigor se constitui em elemento básico e fundamental para o sucesso do cultivo. Diante da crescente evolução da indústria sementeira, o aprimoramento dos testes de vigor empregados para diferenciar variações sutis na qualidade de sementes de espécies olerícolas, se faz necessário. O trabalho teve o objetivo de estudar variações na condução do teste de envelhecimento acelerado, verificando sua eficiência na identificação de diferentes níveis de vigor de lotes de sementes de rúcula. Foram utilizadas as cultivares Cultivada e Gigante, com cinco lotes de sementes cada. As sementes foram submetidas à determinação do teor de água, germinação, primeira contagem de germinação, emergência de plântulas e variações no teste de envelhecimento acelerado, sem solução salina (procedimento tradicional) e com solução salina, nos períodos de 48, 72 e 96 horas; a 38 ºC, 41 ºC e 45 ºC. O teste de envelhecimento acelerado no procedimento tradicional não é eficiente para avaliação do vigor das sementes de rúcula. Já o teste de envelhecimento acelerado com solução salina, utilizando as combinações 41 ºC por 72 e 96 horas, apresenta sensibilidade para avaliação do potencial fisiológico de sementes de rúcula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Charline Zaratin Alves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Enga. Agra., Profª. Drª. Adjunto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Campus de Chapadão do Sul. Chapadão do Sul, MS.

Marco Eustáquio de Sá, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Engo. Agro. Prof. Titular, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, Campus de Ilha Solteira, Ilha Solteira, SP.

Downloads

Publicado

2012-12-20

Como Citar

Alves, C. Z., & Sá, M. E. de. (2012). Adequação da metodologia do teste de envelhecimento acelerado em sementes de rúcula. Semina: Ciências Agrárias, 33(6Supl1), 2789–2798. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6Supl1p2789

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.