Adequação da metodologia do teste de envelhecimento acelerado em sementes de rúcula
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6Supl1p2789Palavras-chave:
Eruca sativa, Hortaliça, Qualidade fisiológica, Vigor.Resumo
A utilização de semente de alto vigor se constitui em elemento básico e fundamental para o sucesso do cultivo. Diante da crescente evolução da indústria sementeira, o aprimoramento dos testes de vigor empregados para diferenciar variações sutis na qualidade de sementes de espécies olerícolas, se faz necessário. O trabalho teve o objetivo de estudar variações na condução do teste de envelhecimento acelerado, verificando sua eficiência na identificação de diferentes níveis de vigor de lotes de sementes de rúcula. Foram utilizadas as cultivares Cultivada e Gigante, com cinco lotes de sementes cada. As sementes foram submetidas à determinação do teor de água, germinação, primeira contagem de germinação, emergência de plântulas e variações no teste de envelhecimento acelerado, sem solução salina (procedimento tradicional) e com solução salina, nos períodos de 48, 72 e 96 horas; a 38 ºC, 41 ºC e 45 ºC. O teste de envelhecimento acelerado no procedimento tradicional não é eficiente para avaliação do vigor das sementes de rúcula. Já o teste de envelhecimento acelerado com solução salina, utilizando as combinações 41 ºC por 72 e 96 horas, apresenta sensibilidade para avaliação do potencial fisiológico de sementes de rúcula.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.