Primeiro relato de atividade patogênica de Hirsutella thompsonii (Fischer) sobre o ácaro-da-erinose-da-lichia Aceria litchii (Keifer)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n1p187Palavras-chave:
Litchi chinensis, Acari, Controle biológico.Resumo
O ácaro-da-erinose-da-lichia Aceria litchii (Keifer) é encontrado em todas as regiões produtoras atacando folhas e inflorescências de plantas de lichia. O ataque de A. litchii em folhas jovens causa a produção de eríneos na superfície inferior, que posteriormente se transformam em galhas de coloração marrom e aparência aveludada. Ataques severos podem provocar queda de folhas e destruição dos ponteiros afetando diretamente a produção. No ano de 2009 foi registrada uma grande infestação da praga em plantas de lichia (Litchi chinensis Sonn.) no município de Casa Branca, São Paulo - Brasil (21°27'O; 47°02'S; 679 metros de altitude). No mês de junho, muitas galhas provocadas pela infestação do ácaro apresentavam um micélio de coloração branca e muitos eriofídeos mortos. O fungo foi identificado como Hirsutella thompsonii (Fischer). Os resultados sugerem que as galhas podem facilitar o desenvolvimento do fungo e a sua permanência nas plantas. Dessa forma, a possibilidade do controle biológico de A. litchii com H. thompsonii deve ser investigada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Pedro Renan Ferreira Picoli, Marineide Rosa Vieira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













