Produtividade da alface americana submetida a diferentes lâminas de irrigação
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6Supl1p2681Palavras-chave:
Lactuta sativa L., Minitanque, Casa de vegetação.Resumo
Visando reduzir as dificuldades do produtor no cultivo da alface (Lactuta sativa L) americana, especificamente quanto à falta de informações técnicas sobre a quantidade de água a ser aplicada, objetivou-se estudar o efeito de diferentes lâminas de água referentes às características produtivas dessa cultura. O experimento foi realizado na Universidade Federal de Lavras, no período de outubro a dezembro de 2008, em casa de vegetação. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com cinco tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos foram cinco fatores de evaporação, correspondentes a 0,30 EVm; 0,60 EVm; 0,90 EVm; 1,20 EVm e 1,50 EVm (lâmina evaporada), baseado na lâmina evaporada de um minitanque. A máxima produtividade comercial, 36,5 t ha-1, foi estimada com a aplicação da lâmina de 164,8 mm, correspondente ao fator de reposição de 98 %, sendo a maior eficiência no uso da água (962,45 kg ha-1 mm-1) obtida com a aplicação da lâmina de irrigação de 50,10 mm, correspondente ao fator de reposição de água de 30%.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.