Componentes da produção em cultivares de soja com crescimento determinado e indeterminado
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6Supl1p2531Palavras-chave:
Glycine Max, Análise de trilha, Genética, Melhoramento.Resumo
A obtenção de cultivares de soja mais produtivas esta cada vez mais difícil, devido aos altos níveis de produtividade já alcançados para esta leguminosa. O trabalho teve como objetivo avaliar os componentes da produção de cultivares de soja de crescimento determinado e indeterminado, visando a seleção indireta para maior produtividade de grãos. Três cultivares de soja com tipo de crescimento determinado e quatro com tipo indeterminado foram avaliadas, no ano agrícola de 2009/2010. O delineamento experimental empregado foi blocos casualizados, com quatro repetições e sete tratamentos (cultivares). As características analisadas foram: altura da planta; número de nós por planta; número de vagens e grãos por planta; produtividade de grãos por planta; componentes da produtividade de grãos nos quatro últimos nós; massa de mil grãos; massa seca da planta; índice de colheita; número de ramos e vagens nos ramos. Empregou-se análise de variância em blocos ao acaso com informação dentro de parcela. As diferenças entre médias foram comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. As variâncias e covariâncias fenotípicas obtidas pela ANAVA geraram a matriz de correlações fenotípicas entre caracteres. Em seguida foi realizou-se a análise de trilha. Cultivares com tipo de crescimento determinado e indeterminado não diferem quanto aos componentes de produção, diferem apenas para altura na maturidade. Porém, os critérios usados para seleção não devem ser os mesmos entre os dois tipos de cultivares. O número de vagens totais e o número de vagens nos ramos para cultivares com crescimento determinado e o índice de colheita para os indeterminados mostraram maior importância para seleção indireta de cultivares mais produtivos. Independente do tipo de crescimento, o número de grãos por planta está diretamente relacionado com a máxima produtividade em soja.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.