Avaliação do uso de filme plástico de policloreto de vinila (PVC) no armazenamento de cenouras
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n4p959Palavras-chave:
Daucus carota, Pós-colheita, Perda de peso, Podridão, BrotaçõesResumo
Em raízes de cenoura, a redução da porcentagem de massa e a ocorrência de doenças são as principais causas de perda pós-colheita durante o armazenamento e a comercialização. Também, a brotação e o enraizamento são apontados como os possíveis prejuízos ao uso da atmosfera modificada em hortaliças de raízes e tubérculos. O presente estudo foi realizado com o objetivo de comparar formas de embalagem e tempo de armazenamento sobre a perda de massa, porcentagem de raízes brotadas e concentração de ? caroteno em três cultivares de cenoura. As cenouras foram acondicionadas em bandejas rasas de poliestireno e embaladas com filme plástico de PVC, sendo acondicionadas duas raízes por bandeja, ou a granel. Em seguida, as raízes foram armazenadas no escuro em condições ambiente durante 20 dias As cenouras armazenadas com filme plástico de (PVC) mantiveram-se viáveis comercialmente por até 12 dias. Quando armazenadas à granel apresentaram perda de peso superior a 5% em 4 dias, não sendo viável para o comércio. O teor de carotenóides foi constante em todo o período de armazenamento pra as três cultivares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.