Biodigestão anaeróbia da vinhaça: aproveitamento energético do biogás e obtenção de créditos de carbono – estudo de caso

Autores

  • Mariani Silvia Ester Szymanski Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Rafaelo Balbinot Universidade Federal de Santa Maria
  • Waldir Nagel Schirmer UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n4p901

Palavras-chave:

Biodigestor, Etanol, MDL, Resíduo sólido, UASB

Resumo

A crescente produção de etanol no Brasil acarretou aumento na produção de vinhaça (principal subproduto da indústria sucroalcoleira), agravando o problema de sua destinação. A vinhaça é rica em nutrientes minerais e apresenta elevado teor de matéria orgânica, o que justifica sua intensa utilização na fertirrigação de áreas cultivadas com cana. Neste cenário, a biodigestão anaeróbia da vinhaça em reatores UASB (upflow anaerobic sludge blanket digestion) surge como uma alternativa de tratamento deste subproduto apresentando, ainda, um fator econômico: a produção de metano e seu aproveitamento. Este trabalho teve como objetivo avaliar a aplicabilidade do sistema de digestão anaeróbia da vinhaça em reatores UASB, bem como o aproveitamento do biogás para geração de energia elétrica e obtenção de créditos de carbono. A estimativa da linha de base foi feita com base no balanço de massa entre o carbono presente na vinhaça e o CO2 emitido pela degradação aeróbia deste efluente no ambiente. Verificou-se que as emissões de linha de base e da implantação do projeto serão as mesmas, sendo que a adicionalidade é a produção de energia elétrica, uma vez que o biogás é uma fonte renovável de energia. Desta forma, pôde-se concluir que o biogás produzido pela biodigestão anaeróbia apresenta potencial energético competitivo com outras fontes energéticas e que o aproveitamento energético do biogás da vinhaça apresentou adicionalidade. Porém, a comercialização de créditos de carbono não pode ser considerada um atrativo (pelo menos financeiro) na implantação deste tipo de projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariani Silvia Ester Szymanski, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Engª Ambiental graduada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO.

Rafaelo Balbinot, Universidade Federal de Santa Maria

Engº. Florestal graduado pela Universidade Federal de Santa Maria, Doutor em Ciências Florestais pela Universidade Federal do Paraná, Prof. do Deptº de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Campus CESNORS, Frederico Westphalen, RS.

Waldir Nagel Schirmer, UNICENTRO

Engº. Químico graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutor em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina, Prof. do Deptº de Engenharia Ambiental da UNICENTRO, Campus Irati, PR.

Downloads

Publicado

2010-12-20

Como Citar

Szymanski, M. S. E., Balbinot, R., & Schirmer, W. N. (2010). Biodigestão anaeróbia da vinhaça: aproveitamento energético do biogás e obtenção de créditos de carbono – estudo de caso. Semina: Ciências Agrárias, 31(4), 901–912. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n4p901

Edição

Seção

Relatos de Casos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.